Início Notícias coronavírus

Santos retoma atendimento oftalmológico na segunda

Previsão é eliminar demanda reprimida em um mês

Isabela Carrari/Arquivo

A partir da próxima segunda-feira (6), os atendimentos oftalmológicos não urgentes voltam a ser realizados pela rede municipal de saúde, com ampliação da capacidade. Além das consultas com oftalmologistas no Ambulatório de Especialidades Nelson Teixeira (Ambesp), terão início os atendimentos no Instituto Visão do Bem, que realizará até 44,9 mil consultas, procedimentos cirúrgicos e diagnósticos por um ano (saiba mais abaixo).

Os pacientes que estavam na espera já estão sendo contatados pela Central de Agendamentos. A expectativa é de eliminar a demanda reprimida da maior parte dos procedimentos já no primeiro mês. Os que têm lista mais ampla de pacientes, em até 90 dias.

Já na segunda-feira, o Instituto Visão do Bem realizará, nos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), os seguintes procedimentos: curva diária de pressão ocular; campimetria, mapeamento de retina, topografia computadorizada de córnea, tonometria, paquimetria, biometria ocular e gonioscopia.

Parceria
O Instituto Visão do Bem firmou compromisso com a Secretaria de Saúde por meio de ata de registro de preços para a realização de exames, cirurgias e consultas em oftalmologia para atendimento a pacientes do SUS por um ano.

A modalidade da licitação prevê que a Secretaria de Saúde só realiza pagamentos após a execução dos atendimentos.

Estão previstos, para o período de vigência da parceria, quatro mil procedimentos cirúrgicos, incluindo catarata, capsulotomia Yag Laser, iridotomia a laser e fotocoagulação; 37,3 mil exames e 3,6 mil consultas médicas especializadas, num total de 44,9 mil procedimentos.

Criado em 2016, o Instituto Visão do Bem é uma associação sem fins econômicos que pratica a responsabilidade social por meio de atendimentos oftalmológicos em salas localizadas no Hospital Oftalmológico Visão Laser (Av. Conselheiro Nébias, 355 – Vila Mathias).

Sair da versão mobile