Santos está em calamidade pública e grande parte de seus comerciantes com suas lojas fechadas. O Decreto 8.898, de 20 de março de 2020, determinou o fechamento total dos estabelecimentos comerciais, incluindo marinas, clubes, lojas de conveniência de postos de combustíveis, mantendo aberto apenas supermercados, feiras livres, venda de gás, postos de combustível, farmácias e estabelecimentos do ramo alimentício (apenas para delivery).
Acontece, que sem movimento, ou seja, sem dinheiro das vendas, alguns empresários têm recebido contas de água da Sabesp com o valor maior a pagar do que quando estão funcionando.
Beto Ferrara, proprietário de um restaurante no Centro, está com seu estabelecimento fechado desde o dia 23 de março. Quando ele recebeu a conta da água, ela estava R$ 300,00 maior, pois com o comércio fechado, a Sabesp fez o cálculo pela média dos últimos meses.
“Fiz uma reclamação no site da Sabesp e recebi o retorno com a conta recalculada, com base no número do relógio que informei”, disse. “Veio um valor justo e bem menor do que o da média”.
Outros comerciantes procurados pelo Folha Santista confirmaram a cobrança, mas preferiram não se manifestar sobre o tema.
Sabesp
A Sabesp informa que a conta de água é emitida pela média de consumo sempre que o leiturista não tem acesso ao hidrômetro. O cliente, porém, jamais será prejudicado, já que na próxima leitura real todo o consumo será recalculado e uma eventual cobrança indevida a mais será creditada a seu favor.
Ainda assim, o cliente que não quiser esperar a próxima leitura pode entrar em contato com a Central de Atendimento da Companhia e informar a leitura atual de consumo no medidor. O atendente vai ajustar o valor e emitir uma nova conta. O telefone da Central de Atendimento Sabesp para o litoral e o interior é 0800 055 0195.