Câmara de Santos instala CEV contra privatização e terceirização da Saúde Mental na cidade

A comissão é presidida pela vereadora Telma de Souza e se posiciona contra a privatização e terceirização do atendimento em Saúde Mental

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Câmara Municipal de Santos instala a Comissão Especial de Vereadores (CEV) “Defesa da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Santos”, nesta terça-feira (18). A CEV é presidida pela vereadora Telma de Souza (PT), autora da propositura, e se posiciona contra a privatização e terceirização do atendimento em Saúde Mental. A sua instalação marca o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

A instalação da CEV é uma reivindicação da Frente da Luta Antimanicomial da Baixada Santista, atendida pela vereadora por seu histórico de luta pela humanização no atendimento em Saúde Mental, iniciado quando era prefeita de Santos.

“Em maio de 1989, fizemos a intervenção no manicômio Anchieta, a Casa dos Horrores, e iniciamos uma nova história na luta antimanicomial. A possibilidade de desmonte e terceirização do atendimento em Saúde Mental é um retrocesso”, defende Telma.

A precariedade na infraestrutura dos equipamentos públicos, a defasagem nas equipes multiprofissionais, a falta de medicamentos e ausência de investimentos na Política de Saúde Mental fazem parte da rotina de servidores públicos e usuários da rede pública em todo o Brasil.

“Santos precisa retomar seu protagonismo e sinalizar que é possível impedir o desmonte, contando com a força dos servidores públicos, tão essenciais na criação de vínculos com os usuários e no compromisso com o atendimento humanizado”, ressalta a ex-prefeita de Santos.

Contramão

Telma acredita que as constantes ameaças de terceirização e desmonte da Política de Saúde Mental estão na contramão de tudo que foi conquistado nos últimos 30 anos. “A Reforma Psiquiátrica Antimanicomial é uma das maiores conquistas do SUS e Santos é protagonista nesse processo”, afirma.

Sair da versão mobile