Após surto de diarreia, prefeitura de Santos suspende aulas em escola municipal no Gonzaga

Mais de 80 pessoas foram contaminadas, entre alunos e funcionários, e a inteção do Executivo é frear o avanço da doença

Foto: PMS/Divulgação

A prefeitura de Santos decidiu suspender de forma temporária, a partir desta segunda-feira (13), as aulas presenciais na UME João Papa Sobrinho, no Gonzaga, após 83 pessoas, entre estudantes e funcionários, apresentarem sintomas de doença diarreica aguda na última semana.

De acordo com o Executivo, a medida é uma precaução para frear o avanço da doença e diz que a decisão veio da Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde.

Na última semana, 83 pessoas, sendo 12 funcionários e 71 alunos, começaram a apresentar quadro de diarreia. A direção da unidade comunicou os casos ao Programa Saúde na Escola e à Supervisão de Ensino, que também monitoram a situação.

Equipes das Seções de Vigilância Epidemiológica (Seviep) visitaram as dependências da instituição, mas não identificaram possíveo fontes de infecção comum.

Não foram constatadas situações irregulares com relação à higiene, manipulação, conservação e armazenamento de alimentos, assim como os paramentos obrigatórios das equipes de limpeza e de cozinha.

A Secretaria de Educação (Seduc) também destacou que a caixa d’água da unidade foi vistoriada e não apresenta avarias, ao estar devidamente vedada e limpa.

Nesta semana, a vigilância sanitária fará a coleta de uma amostra da água da escola, que será encaminhada para análise no Instituto Adolfo Lutz. Além disso, o órgão solicitou a coleta de amostras de fezes dos alunos e funcionários que apresentaram os sintomas para futura análise e identificação do agente etiológico do quadro diarreico.

Aulas

A ideia é que as aulas fiquem suspensas até que o período de surto tenha arrefecido. Órgãos da prefeitura de Santos seguirão com o monitoramento da unidade escolar após o retorno das atividades presenciais.

Nesse período sem aulas, os alunos receberão atribuições a serem executadas de forma remota. Os 360 estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental vão permanecer em casa para que possam estudar nos próximos dias.

Sair da versão mobile