Início Notícias Política

Eleições: Rogério Santos e Rosana Valle comentam resultado de pesquisa do 2º turno

Folha Santista conversou com os candidatos

Rogério e Rosana - Fotos: Divulgação

O Folha Santista procurou os dois candidatos que disputam o segundo turno das eleições à prefeitura de Santos, no dia 27 de outubro. O objetivo foi que Rogério Santos (Republicanos) e Rosana Valle (PL) comentassem o resultado do levantamento do Instituto de Pesquisas A Tribuna (Ipat), divulgado neste domingo (13).

O resultado apontou a liderança de Rogério, atual prefeito, com 52% das intenções de voto, seguido pela deputada federal, Rosana, com 42,3%.

“O foco do trabalho é em prol da cidade. É um momento importante para o santista conhecer as propostas que estamos apresentando. Além disso, mantemos o amplo diálogo com a população, que é a melhor forma de enfrentarmos os desafios que surgem diariamente, sempre com união. Temos certeza do ótimo caminho que nossa cidade está trilhando. O caminho da verdade, da ética, do respeito e do trabalho planejado com competência”, afirmou Rogério, ao Folha Santista.

“A pesquisa do Instituto de Pesquisas A Tribuna (Ipat) para a prefeitura de Santos se apresentou bastante diferente dos levantamentos internos da campanha. E, não menos importante: o resultado das urnas, de 6 de outubro, também sinalizou que a Ipat errou na previsão eleitoral em primeiro turno. O resultado nas urnas, no primeiro turno, mostrou que 56,72% dos eleitores santistas querem mudança. E, neste segundo turno, quem representa a mudança é a candidata à majoritária pelo PL, Rosana Valle. Portanto, seguimos confiantes, com uma campanha limpa e propositiva nas ruas, dia após dia, e com grande receptividade por parte da população – nosso principal termômetro”, destacou nota da assessoria da candidata do PL, enviada ao Folha.

Votos válidos

Caso sejam considerados apenas os votos válidos, em que não se contam brancos e nulos, Rogério ficou com 55,2% das preferências, e Rosana, 44,8%. Com base na margem de erro, de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, ele teria entre 52% e 58,4%, e ela, entre 41,6% e 48%.

Um fator desequilibra as porcentagens em relação ao primeiro turno, realizado no dia 6 de outubro, que apontou 43,29% dos votos válidos para o atual prefeito e 42,7% para a deputada: a preferência para o segundo turno dos eleitores da vereadora Telma de Souza (PT), terceira colocada.

O Ipat diagnosticou que 80,6% dos eleitores de Telma declararam que votarão em Rogério Santos, e apenas 9,2%, em Rosana Valle.

A petista recebeu 13,4% no primeiro turno, o que representou 31.423 votos.

Brancos, nulos e indecisos

Outros 4,1% dos eleitores afirmaram votar em branco ou nulo, enquanto 5,1% ainda estão indecisos e 1% não votará no dia 27.

O Ipat entrevistou 1.020 pessoas com 16 anos ou mais, no formato presencial, nos dias 9 e 10 de outubro. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral e protocolada sob o número SP-06269/2024. O nível de confiança é de 95%.

Sair da versão mobile