A candidatura da vereadora e ex-prefeita Telma de Souza (PT) à prefeitura de Santos foi lançada oficialmente neste domingo (4) pela coligação “A Santos que a Gente Quer”, formada pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB E PV), Federação PSOL/Rede e PDT, este último, partido do vice na chapa, o médico Márcio Aurélio.
O evento, realizado pela manhã e início da tarde no SindPetro, teve a participação de cerca de mil correligionários e apoiadores dos seis partidos reunidos em torno da candidatura de Telma.
Ela afirmou que, há muitos meses, a eleição estava polarizada entre dois candidatos, até que o setor progressista decidisse entrar na disputa. “Eles duelaram até que nós entrássemos nas eleições”, afirmou Telma.
Ainda segundo a atual vereadora, a proposta da sua candidatura é garantir as políticas públicas que já foram feitas, com destaque para a Saúde e Educação, e outros aspectos do cotidiano que afligem a cidade, como a Segurança Pública.
Telma destacou como prioridade de um eventual governo seu “zerar a população de rua”, algo que ela afirma se tratar um absurdo num absurdo numa cidade tão rica, com um orçamento superior a R$ 5 bilhões.
Ela propõe aumentar para 5% o percentual do orçamento do município destinado às ações sociais. Hoje, esse percentual é de 2,5%.
Trajetória
Telma Sandra Augusto de Souza, 79 anos, é santista, mãe de dois filhos e avó de duas netas. Pedagoga, advogada e mestre em Saúde Pública, ela ocupou o cargo de prefeita de Santos entre 1989 e 1992 e elegeu seu sucessor, o médico sanitarista David Capistrano.
Ao completar seu mandato à frente da prefeitura, que foi marcado pela criação das policlínicas, entre outros avanços em políticas públicas, Telma obteve 97% de aprovação da população ao seu governo, segundo pesquisas de opinião dos institutos Datafolha e Ibope (Ipec).
Telma já exerceu, também, quatro mandatos na Câmara dos Deputados, dois na Assembleia Legislativa e cumpre o seu quarto na Câmara Municipal de Santos, onde foi a mais lembrada pelos eleitores no pleito de 2020, com 8.341 votos. Atualmente, é também suplente da bancada do PT na Assembleia Legislativa.
O vice
Márcio Aurélio é médico, casado, pai de três filhos, já concorreu a prefeito de Santos em 2020 pelo PDT, partido do qual é o presidente do diretório municipal. Natural do Rio de Janeiro, mas santista de coração, ele tem 65 anos.