De acordo com levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisas A Tribuna (Ipat), Ademário Oliveira (PSDB), que concorre à reeleição, ampliou ainda mais sua vantagem em relação aos demais concorrentes à prefeitura de Cubatão.
O tucano, que tinha 28,1% das intenções de voto na pesquisa anterior do instituto, recebeu agora 35,1% da preferência dos eleitores no levantamento estimulado, no qual os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados.
Ademário foi alvo de cinco pedidos de cassação, acusado de suposta infração político-administrativa grave. Todos foram negados em votação na Câmara Municipal de Cubatão. O último foi no dia 29 de setembro deste ano.
Na sequência da pesquisa aparecem: Toninho Vieira (PP), 10%; Doda (Pros) e Wagner Moura (Republicanos), 6,9% cada um; Fábio Mello (PSOL), 3,6%; Paula Ravanelli (PT) e Pedro de Sá (PTB), 2,8% cada um; Kadu (PMN), 1,6%; José Hilário (PTC), 1,4%; Não sabem em quem votar, 16,6%; Não votarão em nenhum, 6,2%; Pretendem anular ou votar em branco, 6,2%.
Na pesquisa espontânea, na qual os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores, o panorama é semelhante, embora o número de indecisos aumente significativamente, passando para 42,9% dos entrevistados.
Resultados na espontânea
Ademário Oliveira, 26,1%; Toninho Vieira, 9,1%; Wagner Moura, 5,5%; Doda, 2,9%; Pedro de Sá, 2,1%; Fábio Mello, 1,4%; Kadu, 1%; Paula Ravanelli, 1%; José Hilário, 0,7%; Não sabem em quem votar, 42,9%; Não votarão em nenhum ou em branco ou nulo, 7,4%.
O Ipat entrevistou 600 pessoas e a margem de erro é de 3,8 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95% e o levantamento está registrado na Justiça Eleitoral, sob o número de identificação SP-07525/2020.