Por Júlia Motta
Eduardo Sanovicz, importante personalidade dentro do mundo da aviação comercial e do turismo no país, morreu neste sábado (2), em Santos, aos 63 anos. Ele ocupava a presidência do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), após 11 anos à frente da presidência da entidade.
O executivo vinha lutando contra o câncer e o comunicado sobre seu falecimento veio através de sua esposa, nas redes sociais. “Eduardo iniciou sua partida. Está confortável, ouvindo Titãs e outras músicas da MPB, com aroma de lavanda no travesseiro, rodeado pelos filhos Mariana, Carolina, Gabriela e Artur, as 4 Joias da Coroa que ele tanto ama, por mim, sua mãe Diva, seu irmão Marcelo e sua cunhada Vera. Desde o início, sempre presentes, os anjos da guarda de apoio médico, agora para monitorar o processo que está ocorrendo de forma natural, ou seja, seu próprio corpo já está produzindo sua sedação”, diz o informe.
Sanovicz escolheu Santos, “cidade do coração”, para passar seus últimos momentos de vida. “Precisava ver o mar e olhar para o horizonte!!! Coisas que ele prezava enormemente”, destacaram os familiares.
A Embratur, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, também prestou homenagem a Sanovicz: “Mestre para uma geração de trabalhadores do Turismo, Sanovicz sempre soube compartilhar seu conhecimento e construir, coletivamente, suas equipes de trabalho que eram verdadeiros times, jogavam juntos. Com mais de 35 anos de dedicação ao setor turístico, Eduardo deixa um grande legado para a promoção do turismo internacional brasileiro”.
Entrevista à Fórum
Em novembro de 2022, Eduardo Sanovicz comentou sobre os impactos para a malha aérea do bloqueio de estradas por bolsonaristas que não aceitavam o resultado das eleições presidenciais. Presidente da ABEAR à época, ele alertou sobre o prejuízo no transporte de órgãos para transplantes, no transporte de cargas e remédios por todo o país e no desabastecimento de combustível.
Trajetória
Sanovicz era graduado em História, mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela USP e professor doutor do curso de turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP).
Na área da aviação e do turismo, foi diretor da Reed Exhibitions Alcântara Machado (2007 a 2011); vice-presidente da ICCA — International Congress & Convention Association (2001 a 2007); presidente da Embratur (2003 a 2006), sendo responsável pela implantação do Plano Aquarela e pela criação da Marca Brasil; presidente da Anhembi Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo (2001 a 2003); diretor de operações do São Paulo Convention & Visitors Bureau (1997 a 2000); e diretor de turismo da Prefeitura Municipal de Santos (1993 a 1996).
Em agosto de 2012, assumiu a presidência da ABEAR, cargo que deixou em maio de 2022, assumindo como presidente do Conselho Deliberativo da associação.