Início Notícias Meio Ambiente

Santos recebe mutirão na orla no Dia Mundial de Limpeza dos Rios e Praias

A ação, na orla da praia, tem objetivo de coletar lixo e conscientizar as pessoas sobre descarte correto e importância de cuidar do planeta

Fotos: Raimundo Rosa/PMS

Celebrado sempre no terceiro sábado do mês de setembro, o Dia Mundial de Limpeza dos Rios e Praias (World Cleanup Day), em 2024, será realizado neste sábado (21), em Santos. Está previsto, na orla da praia, das 9 às 13 horas, um mutirão de limpeza e educação ambiental. O encontro será na Praça das Bandeiras, no Gonzaga.

O objetivo vai além de coletar lixo jogado na areia, mas conscientizar as pessoas sobre o descarte correto e a importância de cada um no cuidado com o planeta. A ação é aberta para participação de voluntários.

Depois da arrecadação, o grupo fará um diagnóstico do material recolhido. A atividade é organizada pelo Projeto SurfLimpeza e pelo Instituto Mar Azul (IMA), com apoio de diversas entidades e empresas, como Mantas do Brasil, Movimento ODS Santos 2030, Hotel Comfort, MamiWata, Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS), Marimex, Sicred, Lachmann, Ecomov, Sea Shepherd, Transbrasa, Volcafe e Unimar.

“Queremos fazer uma limpeza muito profunda, além do que é palpável. Buscamos conscientizar sobre o peso do consumo para o planeta”, destacou o diretor presidente da SurfLimpeza, Daniel Frank Tomaz.

“A ação acontece em nível mundial. Participar e divulgar para a população é capaz de, aos poucos, transformar. Plantar uma sementinha na cabeça das pessoas. Mostraremos como más atitudes refletem de maneira negativa e interferem no meio ambiente. A ferida é profunda, mas, através de iniciativas, podemos criar estratégias e mudar hábitos, em prol do coletivo”, afirmou Paula Romano, coordenadora do Projeto Mantas do Brasil.

O programa, que participa da atividade, recebe patrocínio da Autoridade Portuária de Santos (APS), administradora do Porto de Santos.

Em 2023

No ano passado, mais de mil voluntários de organizações, empresas, universidades, escolas e academias em prol do meio ambiente participaram da ação.

Os voluntários percorreram trecho da praia santista entre os canais 2 e 3, durante três horas, e recolheram 94 quilos de resíduos de diferentes tipos. Foram 12.566 unidades de plásticos diversos, 9.101 bitucas de cigarros, 3.777 pedaços de isopor, 914 metais diversos, além de 2.851 unidades de outros resíduos.

Relatório alarmante

De acordo com o relatório Global Waste Management Outlook 2024, a humanidade deverá produzir 3,8 bilhões de toneladas de resíduos anualmente até 2050. Os materiais podem levar décadas, séculos ou até mais de mil anos para se decompor. Os objetos acabam em rios e mares, contaminando a água e prejudicando a vida dos animais.

Na Baixada Santista

O SurfLimpeza realizou um levantamento com base em ações ambientais. Os dados apontam uma situação alarmante em Santos. Em 2023, a instituição coletou 40 kg de resíduos por mês. Além disso, cerca de 481 kg de microlixo durante o ano. Com materiais separados e limpos, foram produzidas 490 peças de arte. O objetivo é criar uma alternativa para reciclar e educar crianças e adultos, por meio de oficinas.

Impacto mundial

De acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil de 2022, o plástico é o material mais presente nos rios, representando 48,5% dos detritos que chegam aos oceanos. O estudo da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) também revelou que mais de 3 milhões de toneladas de resíduos sólidos gerados no país acabam nos rios e mares, anualmente, um volume capaz de cobrir mais de 7 mil campos de futebol.

Além disso, outros 29,7 milhões de toneladas de lixo têm destino inadequado, como lixões e aterros ainda em funcionamento, o que pode resultar em um aumento de 5 milhões de toneladas de plásticos no mar a cada ano.

Cleanup Day

O Cleanup Day é um programa de ação social global, que busca combater o lixo lançado no meio ambiente em todo o planeta, inclusive nas praias, rios e oceanos.

A iniciativa começou em 2008, na Estônia, quando cerca de 50 mil pessoas se uniram para limpar o país em apenas cinco horas. Nascia o movimento que logo se espalharia por cerca de 190 países.

Serviço

Dia Mundial de Limpeza dos Rios e Praias;

Data: 21 de setembro (sábado);

Horário: encontro às 9 horas; coleta inicia às 10 horas;

Local: Praça das Bandeiras, Gonzaga, Santos.

Sair da versão mobile