O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta terça-feira (12), o alerta laranja de potencial risco de uma nova onda de calor, que deve passar pela Baixada Santista. O fenômeno deve ter início a partir do meio-dia desta quinta-feira (14) e terminar somente por volta de 19 horas de domingo (17).
Esta será a nona onda de calor no país, que também afetará as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, além de parte de Norte e Nordeste. As temperaturas poderão alcançar os 39° C, em algumas cidades brasileiras.
O Inmet classifica as escalas de riscos de temperatura de acordo com as cores. O laranja se refere a um aviso intermediário de ar quente, que varia de amarelo ao vermelho.
Esta sinalização indica situação meteorológica perigosa, quando as pessoas devem se manter vigilantes e informadas regularmente sobre as condições do clima previstas.
Localidades em alerta laranja
Para ser considerada onda de calor, a temperatura máxima do dia deve registrar 5°C acima da média daquela localidade, por um período de três a cinco dias.
De acordo com o instituto, as altas temperaturas serão verificadas em todos os estados da regiões Centro-Oeste e Sul e parte do Sudeste, Norte e Nordeste.
Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Centro e Noroeste do Espírito Santo serão afetados pelo calorão no Sudeste, enquanto no Nordeste, os alertas vão para os moradores da faixa oeste da Bahia, além do sul do Piauí e do Maranhão.
Já no Norte, a onda de calor atingirá o Centro-Sul do Tocantins e áreas de Rondônia.