Início Notícias Internacional

Portugal decreta Estado de Calamidade Pública em consequência do aumento de casos de Covid-19

O anúncio foi feito nesta quarta-feira, em transmissão ao vivo pela internet, pelo primeiro-ministro António Costa, logo após a reunião do Conselho

O primeiro-ministro português, António Costa - Foto: Divulgação

Por Julinho Bittencourt, da Revista Fórum

O Conselho de Ministros de Portugal decretou Estado de Calamidade Pública no país em consequência do crescimento do número de casos de coronavírus. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (14), em transmissão ao vivo pela internet, pelo primeiro-ministro António Costa, logo após a reunião do Conselho.

O primeiro-ministro decretou o aumento de restrições, com a implementação de oito medidas e destacou que a Covid-19 tem tido uma “evolução grave” no país. 

Agrupamentos nas ruas serão limitados a cinco pessoas e os eventos de natureza familiar, como casamentos e batizados, a 50 pessoas. Estão proibidas ainda festas e recepções nas universidades.

Costa anunciou também que serão intensificadas as ações das forças de segurança e a Autoridade de Segurança Alimentar e Econômica (Asae) fará um “reforço das ações de fiscalização”. As multas serão aumentadas em “até 10 mil euros” para as empresas que não cumprirem as regras em vigor.

Máscaras

O uso de máscara em espaços públicos será “recomendado vivamente a todos os cidadãos” e também a utilização do StayAway Covid, um aplicativo com informações oficias do governo sobre a doença.

O mês de outubro apontou um grande aumento de casos de Covid-19 no país, que conta atualmente com 89.121 casos e 2.110 mortes.

Com informações do País ao minuto

Sair da versão mobile