Por Luisa Fragão, para Fórum
O número de contaminados por coronavírus no mundo já ultrapassou a marca de 1,5 milhão de pessoas, com 89 mil óbitos. Os casos estão presentes em 192 países e territórios, de acordo com levantamento divulgado nesta quinta-feira (9). Com isso, houve um aumento de 500 mil casos em apenas uma semana, o que mostra que o vírus continua a se espalhar em ritmo acelerado pelos continentes.
Conforme o último levantamento da universidade norte-americana John Hopkins, instituição de destaque em pesquisa do vírus, realizado nesta quarta-feira (8), os Estados Unidos continuam liderando o número de casos da doença. Já são mais de 430 mil pessoas infectadas e 14,5 mil mortes.
O estado de Nova Iorque é o mais afetado pela doença. Já são mais de 149 mil casos e 6,2 mil mortes. Segundo o governador Andrew Cuomo, que decretou a quarentena, a taxa de mortalidade deverá continuar alta nos próximos dias.
No mesmo ranking da Hopkins, o Brasil ocupa o 14º lugar em número de infectados, com mais de 16 mil pessoas com a doença. Até a manhã desta quinta-feira (9), as secretarias estaduais de Saúde já contabilizavam 16,2 mil casos, com 823 mortes.
Com relação à Itália, primeiro epicentro da doença na Europa, já são 139 mil pessoas infectadas, de acordo com a Hopkins. Apesar de estar em terceiro lugar no ranking do número de casos confirmados, o país ocupava até quarta (8) o primeiro lugar com relação às mortes pela doença: 17.669, ainda de acordo com a universidade norte-americana.