Um incêndio na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), da Petrobras, localizada em Cubatão, na Baixada Santista, assustou os moradores da região, nesta terça-feira (17). O fogo acabou sendo controlado pela equipe de brigadistas da empresa.
A causa, de acordo com a companhia, foi um vazamento de óleo diesel. Ninguém ficou ferido, ainda conforme a empresa.
O fogo pôde ser observado de muito longe. As chamas tiveram início por volta de 17 horas e foram contidas em cerca de uma hora.
Inaugurada em abril de 1955, a Presidente Bernardes foi a primeira grande refinaria construída pela Petrobras. Atualmente, é responsável pela metade do mercado nacional, além de abastecer 8% da produção de derivados no Brasil.
Sua capacidade é de 178 mil barris/dia (28.300 m³/d). Produz diferentes tipos de gasolina, óleo diesel, gás de cozinha, gás natural, bunker – combustível para navio – e hidrogênio, entre outros, segundo informações do G1.
Petrobras divulga nota para confirmar vazamento de óleo diesel
“O local foi imediatamente isolado e a própria equipe de brigadistas da refinaria controlou a ocorrência. Não houve feridos nem danos às demais instalações”, diz um dos trechos da nota.
A Petrobras destaca, ainda, que já notificou os órgãos ambientais. Não há impacto na produção de derivados ou risco ao abastecimento do mercado”.