Início Baixada Santista

‘Ensino se recupera, vidas não’: Professores da Baixada fazem manifesto contra volta às aulas

Em vídeo, educadores da rede pública de Santos, São Vicente, Praia Grande e Cubatão alertam para os riscos da reabertura das escolas em meio a pandemia de coronavírus

Foto: Reprodução

Professoras e professores das escolas públicas da Baixada Santista divulgaram um vídeo-manifesto nesta quarta-feira (5) contra o retorno das aulas durante a pandemia de coronavírus. Com o título “Diga não à reabertura das escolas! Ensino se recupera, vidas não”, os educadores apontam os riscos da medida para todos os envolvidos.

“Já parou para pensar o que pode acontecer com o seu filho, se as escolas abrirem no meio da pandemia? Quanto tempo uma criança fica com uma máscara no rosto? Como explicar que ela não pode abraçar os seus amigos?”, questionam os professores.

Nos depoimentos, eles também alertam que as escolas não estão equipadas para as medidas sanitárias de contenção e para o risco de contaminação. “A criança chega saudável na escola e volta infectada, para a sua a família e para a nossa”, diz outro trecho do vídeo. “Vale a pena arriscar vidas?”, completam.

Os professores destacam que querem cumprir o seu dever, mas argumentam que a reabertura deveria ser feita em momento mais seguro e não quando a pandemia supera os 95 mil mortos e caminha para os 3 milhões de infectados.

Sair da versão mobile