Uma cafeteria de Santos, localizada no Shopping Parque Balneário, no bairro do Gonzaga, foi alvo de ofensas contra a comunidade LGBTQIA+.
Imagens gravadas pelas câmeras de monitoramento do shopping mostram uma mulher proferindo ofensas em direção ao Tarantino Coffe N’Geek. “Ó, quem lacra não lucra, viu? Essa bandeirinha gay não está com nada, em Santos não pega, isso aqui é bom lá na Augusta. Põe a do Brasil que isso aqui enche”.
Créditos: Tarantino Coffee N’Geek
Sensação de impotência
Criado em 2016, mas com sede física no shopping desde 2019, o estabelecimento sempre apoiou as causas da comunidade LGBTQIA+. Em nota para a página do Viver em Santos, o dono do local, Leandro Garcia, falou que todo o mês de junho faz campanhas para o Dia do Orgulho LGBTQIA+ (28) e, neste ano, decidiu manter a bandeira após o evento, “harmonizando com a decoração”.
O caso não foi registrado em boletim de ocorrência, mas, de acordo com o dono, ele sempre dá liberdade para seus funcionários se defenderem em situações de homofobia, racismo ou ataques discriminatórios. “Ao mesmo tempo que bate uma revolta, sentimos que estamos no caminho certo, pois esse tipo de pessoa não queremos no nosso estabelecimento”, relatou ao site do Jornal A Tribuna.
Além disso, ele contou que essa já não foi a primeira vez que o local foi alvo de “haters” por sua defesa à comunidade LGBT. Em outra ocasião, um grupo de pessoas na internet se juntou para dar notas baixas para o estabelecimento no Google. Em resposta, a plataforma recebeu o apoio de pessoas que se engajam nas mesmas lutas de Leandro.
Como forma de confortá-los depois dos ataques, o estabelecimento que recebeu muito apoio das pessoas nas redes sociais, com relatos de situações similares às quais passaram, em outros estabelecimentos. Leandro finaliza, ao afirmar para o Viver em Santos “que o Café tem um ambiente acolhedor, para clientes e funcionários. E ressalta que “qualquer atitude preconceituosa, homofóbica ou racista não é tolerada”