Sindicato dos Bancários promove ato contra demissões no Dia Nacional de Luta no Itaú

Além disso, a manifestação foi por melhores condições de trabalhos nas agências do banco no Brasil; em Santos, protesto foi na agência Gonzaga

Foto: Divulgação/Sindicato dos Bancários

A diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos e Região realizou, nesta quinta-feira (14), manifestação contra demissões e por melhores condições de trabalho nas agências do Itaú no Brasil, principalmente na Baixada Santista.

O Dia Nacional de Luta no Itaú em Santos ocorreu em frente à agência Gonzaga, à Avenida Ana Costa, 441.

Segundo o sindicato, foram utilizados cartazes, faixas e som para esclarecer à população sobre o clima de insatisfação com a redução de funcionários e o aumento de pressão por metas inatingíveis.

“Na Baixada Santista, os bancários e bancárias, depois de dezenas de demissões durante a pandemia, são obrigados a cumprir metas e acumular funções. Estão pedindo demissão porque não aguentam mais a pressão e o adoecimento”, afirmou Élcio Quinta, presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e funcionário do Itaú.

“O Itaú é um dos maiores bancos do mundo e encerrou 2021 com lucro líquido de R$ 24,988 bilhões. Este ano, o lucro será ainda maior, segundo projeções, somente nos primeiros três meses deste ano já alcançou 7 bilhões em lucros”, destacou Eneida Koury, secretária de Finanças do sindicato.

Mesmo com lucro, banco demite e fecha agências

A entidade também ressaltou que, apesar do lucro bilionário, o Itaú vem demitindo em massa e fechando centenas de agências no Brasil; o bancário é diariamente cobrado a cumprir metas impossíveis; a pressão do banco gera doenças físicas e psicológicas nos funcionários.

“Não toleramos as ameaças, assédios e qualquer tipo de exploração. Por isso, é importante que todos estejamos mobilizados e fortalecidos para lutar, junto com nosso sindicato, pelos nossos direitos”, acrescentou Élcio Quinta.

Sair da versão mobile