Promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Santos (Condefi), a cidade de Santos receberá a IX Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, nesta sexta-feira (22). O evento será realizado na Universidade Paulista (Unip), das 8 às 18 horas,
A contar por delegados (eleitos e natos), autoridades governamentais, gestores e colaboradores das entidades, universitários, profissionais de imprensa, dentre outros interessados são esperadas cerca de 150 pessoas.
Na oportunidade, serão avaliadas, em plenário, 220 propostas, provenientes de 12 pré-conferências, na qual ocorreram nos meses de julho e agosto, em diferentes locais do município. As proposituras estarão sujeitas à aprovação, ajustes na redação ou até a supressão das mesmas.
Na etapa final dos trabalhos será eleito o novo Colegiado do Condefi para gestão de 2023 a 2027.
A IX Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência tem o apoio da prefeitura de Santos e da Unip.
Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Santos
Recentemente, a prefeitura santista instituiu o Fundo Municipal da Pessoa com Deficiência (FMPD/Santos).
O fundo tem como prioridade concentrar recursos direcionados a financiar planos, programas ou projetos que promovam informação, orientação, proteção e defesa de direitos desta parcela da população santista.
A assinatura que concretizou a criação do fundo ocorreu no dia 5 de setembreo, com a presença do prefeito Rogério Santos, da vice-prefeita e secretária da Mulher e da Cidadania, Renata Bravo, do presidente da Câmara dos Vereadores, Carlos Teixeira Filho, da presidente do Condefi, Rosemary Alonso, além de outras autoridades, demais membros da Mesa Diretora do Condefi e conselheiros.