Ana Maria Braga pede desculpas após defender racismo reverso: “Gosto de assumir meus erros”

Apresentadora havia utilizado a expressão ao comentar sobre a relação entre Lumena e Carla Diaz, participantes do BBB21

Foto: Reprodução

A apresentadora Ana Maria Braga, da TV Globo, pediu desculpas publicamente nesta terça-feira (2) após ter utilizado o termo “preconceito reverso” durante seu programa no dia anterior. O comentário foi feito em crítica a Lumena, participante negra desta edição do Big Brother Brasil.

“Ontem, depois do programa, eu li várias postagens nas redes sociais informando que eu havia feito um comentário equivocado. Foi quando mostramos a Lumena falando com o Fiuk sobre ‘branquitude’, se referindo a Carla Diaz. Nesse momento usei a expressão preconceito reverso, entendido por muitos também como racismo reverso. Vieram muitas críticas e isso me impulsionou ir atrás da informação”, explicou Ana Maria, em vídeo publicado pela TV Globo nas redes sociais.

“Muitos ativistas e pensadores da atualidade criticam o discurso do preconceito contra brancos, reforçando que a definição de racismo não se limita à cor da pele. Para esses estudiosos, racismo é um sistema de opressão e, para haver racismo, deve haver relações de poder. Negros não possuem poder institucional para serem racistas contra brancos”, continuou a apresentadora.

“Temos visto no BBB uma dificuldade na conversa e alguns conflitos estabelecidos em torno do tema, mas isso também é reflexo da dificuldade que a sociedade ainda tem em lidar com essas questões. Vamos debatendo, vamos aprendendo e chamando mais gente para essa conversa. Então, não faz sentido usar essa expressão. Eu peço desculpas e aproveito o que aconteceu como oportunidade para mais informação”, finalizou a apresentadora.

O pedido de desculpas de Ana Maria foi elogiado pelo rapper Emicida. “Mandou bem Ana Maria, estamos todos sempre aprendendo”, escreveu o artista no Twitter.

Confira outras reações:

Sair da versão mobile