Início Notícias

Corpo do Rei Pelé pode ser exumado para a realização de um novo teste de DNA; entenda a situação

Quem pede o exame é Maria do Socorro Azevedo, que, por meio de seu advogado, tenta provar que Pelé é o seu pai

Percentual para amigo é motivo de questionamento entre viúva e filhos de Pelé - Foto: Divulgação

O corpo de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, poderá ser exumado para realização de um novo teste de DNA para reconhecimento da paternidade de Maria do Socorro Azevedo. O advogado dela, Marcos Fernando dos Santos Sousa, disse que fará um pedido à Justiça para que o corpo seja desenterrado após o exame contratado pela suposta filha ter atestado um resultado inconclusivo. O teste feito pela família de Pelé deu negativo.

Segundo o advogado, dois exames de DNA foram realizados entre Maria e dois filhos de Pelé em dois laboratórios particulares diferentes. Maria do Socorro Azevedo, Edson Cholbi Nascimento, o Edinho, e Flávia Kurtz Arantes do Nascimento, passaram pelos testes em setembro do ano passado. Cada uma das partes escolheu o local para realização do procedimento.

O advogado afirmou que o teste no laboratório contratado pelos filhos de Pelé deu negativo tanto para o Edinho como para Flávia. Mas, o exame realizado no local escolhido pela cliente dele foi inconclusivo. O exame apresentou resultado negativo entre Maria do Socorro e Edinho, mas apontou probabilidade dela ser irmã de Flávia.

“O nosso deu inconclusivo, inclusive com probabilidade de parentesco altíssima [com a Flávia]. Como é que se faz um exame de DNA, que é igual e diferença mínima por causa do equipamento, e dar essa diferença toda?”.

Novo exame

O advogado disse que a família de Pelé propôs a realização de um novo exame. “Eles queriam tirar uma possibilidade de acontecer o que vou fazer agora, que é pedir a exumação do cadáver para a gente fazer o DNA direto com a parte. A família sabia que existia esse processo, ele também sabia, por que não fizeram uma coleta de material genético dele antes de ser feito o sepultamento?”.

Ainda segundo ele, a intenção da defesa da suposta filha não é criar constrangimento, apenas que o caso seja solucionado de forma rápida. “Esse processo corre na Justiça desde 2019. Pelé era vivo, ele sabia disso, tanto que deixou registrado isso em testamento”.

Contatadas, a defesa dos filhos do ex-jogador não respondeu até o fechamento desta matéria.

Teste negativo

Em dezembro, o representante da viúva Márcia Aoki, o advogado Luiz Kignel, confirmou que o resultado do teste, em laboratório contratado pela família do Rei, foi apresentado à Justiça.

“O exame foi feito em laboratório particular, para justamente agilizar. Como o processo corre em justiça gratuita, a designação do exame laboratório demoraria muito. Então, a própria família ofereceu pagar o exame em um exame laboratorial, onde foi colhido o material, feita a prova e deu como negativa da paternidade”, afirmou.

De acordo com ele, na época, Maria do Socorro poderia solicitar uma contraprova dentro do processo para que o teste seja feito em laboratório designado pelo juiz. “Mas, são exames extremamente seguros. É um direito que ela tem. Nós vamos aguardar”, disse ele, na oportunidade.

Luiz Kignel afirmou que, diante deste resultado, a manifestação da mulher determinará os próximos passos do processo. Caso ela peça contraprova, um novo teste é realizado. Mas, se a mulher aceitar o primeiro resultado, ela é excluída do processo de divisão de bens de Pelé.

Filha socioafetiva

Gemina foi incluída entre as herdeiras de Pelé. — Foto: Reprodução/Instagram
Gemina foi incluída entre as herdeiras de Pelé. — Foto: Reprodução/Instagram

Em março do ano passado, Joshua e Celeste pediram que a irmã fosse reconhecida como filha socioafetiva do Rei do Futebol. Eles enviaram uma petição ao Juiz da 2ª Vara de Família e Sucessões do Foro de Santos.

A decisão dos herdeiros do ex-atleta – filhos, netos e viúva -, foi consensual após a petição de Gemima. A homologação já aconteceu e, sendo assim, ela passou a ter todos os direitos dos demais herdeiros.

Herdeiros

Até o momento, além da viúva Márcia, a herança deve ser dividida entre os filhos do Rei do Futebol:

Filhos de Pelé e a enteada dele, Gemima Macmahon – que entrou com pedido para ser reconhecida como filha socioafetiva do Rei do futebol — Foto: Reprodução/Instagram

Filhos de Pelé com Rosemeri dos Reis Cholbi (1º casamento):

Edson Cholbi Nascimento, o Edinho

Kely Cristina Cholbi Nascimento

Jeniffer Cholbi Nascimento

Filhas reconhecidas por Pelé:

Gemima Lemos MacMahon (filha socioafetiva)

Flávia Kurtz Arantes do Nascimento

Sandra Regina Arantes do Nascimento Felinto

Filhos de Pelé com Assíria Nascimento (2° casamento):

Joshua Seixas Arantes do Nascimento

Celeste Seixas Arantes do Nascimento

Como Sandra já é falecida, Octavio Felinto Neto e Gabriel Arantes do Nascimento Felinto, netos do Rei do Futebol, dividirão entre si a parte da herança dela.

Com informações do G1

Sair da versão mobile