Três cidades da Baixada Santista registram, nesta quarta-feira (10), mais de 80% de ocupação nos leitos, em consequência do avanço da Covid-19 em todo o país: Itanhaém, Bertioga e Peruíbe. A situação também é preocupante nos outros municípios da região.
No caso de Itanhaém, o Hospital Regional Jorge Rossmann (HRI), a UTI está com 100% de ocupação, já na enfermaria, a ocupação é de 36,36%. No Hospital Vitória, a ocupação é de 92,5% na UTI e 37,14% na enfermaria.
Já em Bertioga, o INTS, responsável pela gestão do Hospital Municipal e da UTI Covid, divulgou que o índice de ocupação de UTI para pacientes com Covid-19 chega a 90% na UTI, com nove dos dez leitos ocupados. No momento, 13 dos 16 leitos da enfermaria para Covid-19 estão ocupados.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Peruíbe está com 80% de ocupação. Entretanto, a cidade tem leitos destinados para o município em hospitais do governo do estado na região.
Devido ao cenário atual em todo o estado de São Paulo, o governador João Doria (PSDB) deve anunciar medidas ainda mais rígidas de controle da pandemia, inclusive, criando a fase roxa do “Plano São Paulo”, que deve afetar até mesmo alguns serviços essenciais.
Outras cidades
Veja como está a ocupação nos demais municípios da Baixada:
Santos – A taxa geral de ocupação dos 647 leitos para Covid-19 está em 55%. Entre os 281 leitos de UTI, a ocupação é de 62%. Na rede SUS, o índice é de 52% e na rede privada, de 77%.
São Vicente – A Secretaria da Saúde (Sesau) informou que o município tem dez leitos de enfermaria e seis pessoas internadas (60%). Já em relação à em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), a cidade conta com nove leitos e tem uma pessoa internada.
Cubatão – Onze leitos de UTI para Covid-19 estão ocupados no momento. A taxa é de 65,6% (média dos últimos sete dias).
Mongaguá – A cidade tem quatro leitos de enfermaria na UPA e um no Hospital Municipal, sendo que nenhum está ocupado. Nos hospitais referências, o município tem um paciente na clínica médica do Regional Jorge Rossmann, que fica em Itanhaém, e dois no Hospital Vitória, em Santos.
Praia Grande – Não divulgou os dados.
Com informações do Santa Portal