Início Notícias coronavírus

Santos dá início à realização de 10 mil testes rápidos em sistema de drive thru

Pessoas que apresentam sintomas da Covid-19 podem ser atendidas a partir desta quarta (13), no estacionamento do Mendes Convention Center, das 8 às 14 horas

Foto: Isabela Carrari/PMS

Pessoas que moram em Santos e que tenham sintomas de infecção pelo coronavírus podem fazer, a partir desta quarta (13) e até sexta-feira (15), teste rápido para detecção da Covid-19. 

A abordagem é em sistema de drive thru, ou seja, o interessado não precisa sair do veículo e o serviço está à disposição no estacionamento do Mendes Convention Center, à Avenida Francisco Glicério, 206, entre 8 e 14 horas. 

Todas as estruturas do centro de testagem da Covid-19 foram montadas, além de treinados 100 profissionais de saúde, para o início dos testes.

“Vamos fazer os testes nas pessoas que apresentam os sintomas da Covid-19. Elas passarão por uma primeira abordagem e, se estiverem aptas, farão o teste rápido com resultado em 15 minutos. Em caso de acusar positivo, poderão fazer o outro teste, o RT-PCR, cuja análise é realizada em laboratório e tem maior precisão”, conta o secretário de Saúde, Fábio Ferraz.

As pessoas com suspeita da doença receberão indicação de isolamento domiciliar ou poderão ser encaminhadas para internação hospitalar, caso preciso. “Além de importante para o atendimento individual, a ampliação da testagem nos ajuda a identificar a presença e circulação do vírus na cidade”, ressalta o secretário.

Procedimento

Ao chegar à entrada do Mendes Convention Center, a pessoa, de carro ou moto, será direcionada para a área de cadastro e deverá apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência. Em seguida, terá aferida a temperatura (por termômetro de testa) e a oxigenação no sangue (oxímetro) e passará por entrevista de avaliação, sem sair do veículo.

Se estiver dentro dos critérios, será encaminhada para fazer o teste rápido, onde ocorre a coleta de sangue para análise, após pequeno furo no dedo. O resultado fica pronto em 15 minutos.

Ao se confirmar a presença do vírus, a pessoa será encaminhada para a coleta de secreções das mucosas nasal e oral, feita por haste de plástico chamada swab.

As análises das amostras são feitas por testes moleculares de alta precisão e confiabilidade. O resultado deste teste fica pronto em até três dias úteis e será informado pela policlínica do bairro onde mora o munícipe.

Sair da versão mobile