Os prefeitos do Vale do Ribeira discordaram da classificação recebida no plano de retomada das atividades econômicas. Pos isso, por intermédio do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira (Codivar), realizaram uma reunião com Marco Vinholi, secretário de Desenvolvimento Regional do estado de São Paulo.
Na reunião, os prefeitos apresentaram novos dados da Covid-19 na região e solicitaram a habilitação de mais 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na próxima semana para atender pacientes com o coronavírus.
Assim, a taxa de ocupação dos hospitais diminuiria, o que daria a possibilidade de o Vale do Ribeira passar para a fase 2 (laranja) do “Plano São Paulo”.
Alerta máximo
Na última quarta-feira (27), o governo estadual anunciou a prorrogação do isolamento social por mais 15 dias, a partir desta segunda-feira (1º), para Baixada Santista, Vale do Ribeira e Grande São Paulo.
As três regiões foram consideradas zonas de alerta máximo (fase 1, vermelha) de casos do coronavírus, e com isso, deverão continuar apenas com serviços essenciais abertos.
Santos conseguiu reverter a classificação e passou a ser enquadrada na fase 2 (laranja), o que possibilitou a reabertura de alguns segmentos do comércio.