A faixa de areia de Praia Grande ficará fechada por, pelo menos, mais 30 dias. O anúncio foi feito pelo prefeito Alberto Mourão (PSDB) e o objetivo é tentar controlar o contágio do coronavírus.
Mourão disse, ainda, que pretende retornar com as cirurgias eletivas na cidade até o dia 7 de julho, realizando cerca de 200 procedimentos por mês na rede pública de saúde.
Até o momento, Praia Grande liberou somente o calçadão para caminhadas e exercícios, além da prática de surfe. Na última quinta (25), Mourão realizou uma pesquisa em suas redes sociais sobre a reabertura das praias. De acordo com ele, 80% das pessoas escolheram manter a faixa de areia fechada.
Segundo o prefeito, é preciso encontrar uma fórmula para voltar ao normal e fazer escolhas para proteger a vida, evitar mortes e manter a economia em funcionamento.
“Temos que fazer escolhas. Na hora do consumo, temos que ter regras de horários, da quantidade de pessoas e de higiene. Teremos que conviver com esse novo normal, não dá para a gente ficar esperando uma vacina para voltarmos com as atividades econômicas”, disse.
Plano para cirurgias
Em relação às cirurgias eletivas, Mourão diz que, analisando o número de internações de pacientes com coronavírus, Praia Grande tem capacidade para remanejar leitos.
“Nos próximos dias vão me apresentar um plano para essa retomada. Assim, vamos voltar um pouco para a normalidade. Claro que vamos orientar os pacientes e não haverá nenhum risco para eles. As pessoas não pararam de ficar doentes e as cirurgias eletivas, se demorarem muito, podem ficar emergenciais”, declarou o prefeito.