Itanhaém colocou à disposição dos moradores consultas em forma de videoconferências sobre os sintomas do novo coronavírus, entre eles quadro gripal e crises respiratórias.
O acesso ocorrerá depois que o paciente passar por uma triagem da Central de Atendimento da Secretaria de Saúde. Também poderão passar pelas videoconsultas quem apresentar quadro gripal e tenha sido atendido em uma das Unidades de Saúde da Família (USFs) ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade.
Avaliação
Antes de ter confirmado o pré-agendamento por mensagem de WhatsApp, o paciente passará por avaliação de uma equipe multiprofissional, que responderá perguntas referentes aos sintomas, contaminação, maneiras de frear o contágio, tratamento, quando procurar uma unidade de saúde e hábitos de higiene. O canal de comunicação está disponível de segunda a sexta, inclusive aos feriados, das 8 às 17 horas, pelo telefone (13) 3421-4413.
A telemedicina não substituirá a consulta presencial, segundo a prefeitura, especialmente, nos casos moderados e graves. Porém, busca contribuir no monitoramento dos pacientes em isolamento.