O homem que apareceu, recentemente, em um vídeo desafiando as medidas restritivas impostas pelo prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), por conta da pandemia do coronavírus, ao lado do desembargador aposentado, Ivan Sartori, foi detido, nesta quarta-feira (15). Ele, simplesmente, decidiu tomar banho de mar e, após ser abordado, desacatou guardas municipais, de acordo com reportagem de Eduardo Velozo Fuccia, em A Tribuna.
Nas imediações do Aquário Municipal de Santos, Luiz Paulo de Carvalho Fraga Moreira, de 47 anos, passou por uma viatura e foi em direção à praia. Orientado pelos guardas sobre a proibição de circular pelo local, o homem estava agressivo e disse que ninguém o impediria de tomar banho de mar.
No momento em que voltava, foi abordado pelos guardas municipais, que já tinham pedido apoio. Luiz passou a filmá-los com seu celular e a ofender os servidores.
Novamente orientado a deixar o local, o homem se recusou. Devido à atitude, os guardas usaram força física para contê-lo, algemá-lo e conduzi-lo ao 3º DP.
A delegada Edna Pacheco Fernandes Garcia elaborou termo circunstanciado de “desacato” e “infração de medida sanitária preventiva”. Em seguida, Luiz foi liberado.
“Remédio”
Luiz, que chegou a chorar ao entrar no distrito, negou ter ofendido os guardas e os acusou de agressão. Para justificar o desrespeito às medidas de restrição, disse ter “temperamento impulsivo” e que o banho de mar é o “remédio” que o relaxa.