Os turistas que arriscam atravessar a balsa Santos-Guarujá para pegar uma praia na Pérola do Atlântico tem encontrado pela frente uma barreira de 24 horas. Em um acordo entre as duas Prefeituras, a Administração de Guarujá ficou com o controle da travessia.
O acesso é livre para os veículos cujos ocupantes comprovem domicílio no Município, e não apenas ocupação eventual. Também têm passagem liberada os veículos em comprovado exercício de atividades essenciais como segurança pública, saúde e assistência social, além dos motoristas que estiverem transportando alimentos, combustíveis e outros insumos indispensáveis para o abastecimento local. Quem não estiver dentro dessas normas é convidado a dar meia-volta e retornar para casa.
De acordo com a decisão dos prefeitos em conjunto, via Condesb, o controle de acesso nas balsas está sendo feito pela Prefeitura de Guarujá. Há também barreiras sanitárias nas saídas das travessias de balsas de Santos e Bertioga.
Os motoristas que se recusarem a retornar estão sujeitos a ter seus veículos removidos ao pátio municipal, podendo ser conduzidos ao Distrito Policial para lavratura de Boletim de Ocorrência, por violações ao Código Penal e ao Código de Trânsito Brasileiro.
A fiscalização em toda a Cidade está a cargo de mais de 100 agentes da Guarda Civil Municipal e das diretorias municipais de Trânsito, de Transporte e de Força Tarefa, todos órgãos ligados à Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social.