A Guarda Civil Municipal (GCM) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) abordaram 233 veículos em quatro pontos de controle de acesso à Cidade até as 18 horas desta sexta-feira (1), feriado do Dia do Trabalhador. Nenhum dos condutores necessitou retornar ao município de origem, por serem moradores de Santos, médicos e enfermeiros.
O controle de acesso à Cidade continuará sendo realizado no fim de semana (2 e 3), 24 horas por dia, e voltado estritamente a turistas – veículos com placas de cidades de fora da Baixada Santista.
As equipes da Prefeitura estão posicionadas no Elevado da Alemoa e na Avenida Nossa Senhora de Fátima com a Rua Ana Santos, com presença da CET, pois passam muitos caminhões pelo local.
A GCM permanece no ponto de controle de acesso da Avenida Martins Fontes, no Saboó. O trabalho conta com o apoio da Polícia Militar (PM). Já nas balsas, o controle é feito pela Prefeitura de Guarujá.
O critério para parar os carros durante o bloqueio são as placas que não são da Cidade, nem da Região. Durante a conversa com essas pessoas, quando fica configurada a vinda para a passeio, o motorista é orientado a retornar ao município de origem.
O acesso é livre para os veículos cujos ocupantes comprovem vínculo de trabalho ou residencial na Cidade, preservando as excepcionalidades como profissionais de serviços essenciais, veículos de abastecimento, do porto ou do polo petroquímico. Essas medidas continuarão sendo adotadas enquanto a quarentena estiver em vigor.
Desde o início da operação de controle de acesso na área insular de Santos, em 22 de março, 7.119 veículos já foram abordados e 180 retornaram para as cidades de origem.