Aos 91 anos, a atriz Fernanda Montenegro recebeu a primeira dose da vacina contra o coronavírus em um posto de saúde do Rio de Janeiro. A foto foi feita pela produtora cultural Carmen Mello, que publicou um post em sua página no Facebook na manhã deste sábado (6).
“À arte que é da arte. Fernanda recebeu primeira dose da vacina, brevemente segunda dose . Aplausos para FIOCRUZ e sua gloriosa equipe de cientistas e técnicos, SUS e os pontos de vacinação da Prefeitura do Rio de Janeiro”, escreveu Carmen na publicação.
Em janeiro, internautas usaram as redes sociais para pedir até à Organização Mundial de Saúde (OMS) para vacinar a atriz, que não furou fila e esperou por sua vez.
Crítica do governo Jair Bolsonaro, Fernanda Montenegro virou símbolo da luta contra o obscurantismo ao estampar a capa da revista Quatro Cinco Um, especializada em Literatura, como uma bruxa medieval, prestes a ser queimada em uma fogueira de livros. “Salvem os Livros. E as Bruxas”, dizia a chamada da publicação, lançada em setembro de 2019.
A ação provocou a fúria de membros do governo Bolsonaro, em especial do então secretário nacional de Cultura, Roberto Alvim, que classificou a ação da atriz como “canalhice abissal”. Alvim foi demitido cerca de quatro meses depois após protagonizar um vídeo com discurso nazista divulgado nas redes do governo.