Além do navio de cruzeiros Costa Fascinosa, atracado no Porto de Santos, em quarentena por ter alguns tripulantes com casos confirmados e suspeitos do novo coronavírus, outra embarcação está com problemas semelhantes.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está monitorando a situação a bordo do navio de cargas Stolt Larix, de bandeira liberiana. A embarcação está fundeada na barra do Porto santista e ainda não recebeu autorização para operar ou atracar no local.
Do Stolt Larix saiu o tripulante com suspeita de ter contraído o Covid-19. Trata-se de um filipino, 42 anos, que apresentou sinais de fraqueza e tosse. Ele recebeu indicação para atendimento em serviço hospitalar, no último domingo.
A Anvisa aguarda o resultado laboratorial do paciente e o navio permanecerá parado até que se tenha o diagnóstico do tripulante que desembarcou.
Onde está o navio?
O navio Stolt Larix está atualmente localizado na ECSA – Costa Leste da América do Sul, na posição 24 ° 13 ‘59,628 “S, 46 ° 12’ 25,02” W, conforme relatado pelo Sistema de Identificação Automática Terrestre da MarineTraffic em 02/04/2020 UTC (4 horas, 3 minutos atrás)
Que tipo de embarcação é essa?
O Stolt Larix (IMO: 9617650) é um navio petroleiro / químico, que foi construído em 2015 e está navegando sob a bandeira da Libéria. Sua capacidade de carga é de 30.297 t DWT e seu calado atual é de 10,5 metros. O comprimento total (LOA) é de 184 metros e sua largura é de 20 metros.