Início Notícias coronavírus

Comunidade italiana faz ação para equipar hospital de campanha em Santos

A meta é arrecadar R$ 1 milhão, incluindo os custos com os materiais necessários para instalação e manutenção dos leitos

Divulgação/PMS

Um grupo formado por empresas, associações e cidadãos italianos que vivem no Brasil lançou a campanha “Brasil e Itália: juntos podemos mais”, que visa arrecadar fundos que serão utilizados para a compra de todos os equipamentos necessários para montar 17 leitos de UTI que funcionarão como hospital de campanha em um dos andares do Hospital Vitória (Rua Monsenhor Paula Rodrigues, 193 – Vila Belmiro), durante a pandemia de covid-19.

A meta é arrecadar R$ 1 milhão, incluindo os custos com os materiais necessários para instalação e manutenção dos leitos. Qualquer pessoa pode contribuir e as doações são feitas virtualmente. A campanha é coordenada e supervisionada pela We Communication, Opib Ordem e Progresso, 140 Online e Rotunno Immigrations Solutions.

Os organizadores levaram em consideração o fato de Santos ser a cidade com maior proporção de idosos no Brasil, pessoas que estão em uma faixa etária considerada de risco para a covid-19. Cerca de 130 novos leitos SUS estarão disponíveis no Hospital Vitória para pacientes com covid-19. Termo de comodato foi assinado entre a Prefeitura e o UnitedHealth Group Brasil, dono da operadora Amil em 1º de abril.

Confira o vídeo:

530 leitos
Santos tem um Plano de Contingência Hospitalar para o enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19) que prevê a destinação de 530 leitos para o tratamento do novo coronavírus (Covid-19) no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo 137 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 393 de enfermaria.

Do total de leitos, são 490 em unidades municipais e hospitais prestadores SUS e 40 no Hospital Guilherme Álvaro (estadual). Já foram abertos 137 leitos SUS específicos para atender a casos de covid-19 no Complexo Hospitalar dos Estivadores, Beneficência Portuguesa e Santa Casa de Santos.

Neste momento, estão sendo montados mais três hospitais de campanha: UPA Central (5 leitos de UTI e 56 de enfermaria), UPA Zona Leste (5 de UTI e 41 de enfermaria) e Afip (25 leitos de enfermaria). Antes do plano, Santos contava com 1.737 leitos, sendo 708 deles no SUS e 1.029 particulares. Deste montante: 209 leitos de UTI adulto e pediátrico (81 no SUS e 128 não SUS).

Sair da versão mobile