Início Notícias coronavírus

Com 130 leitos, Hospital Vitória começa atendimento a pacientes com Covid-19 em Santos

O acréscimo das vagas tende a aliviar a taxa de ocupação de leitos no município, classificada como “preocupante” pelo secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz

Hospital Vitória - Foto: Susan Hortas

Mais uma unidade de campanha, exclusiva para pacientes com Covid-19, começa a funcionar nesta sexta-feira (22) em Santos. O Hospital Vitória, que fica à Rua Rio de Janeiro, 19, Vila Belmiro), passa a atender pessoas encaminhadas das unidades de urgência e emergência da Cidade: UPA Central, UPA Zona Noroeste e Pronto-Socorro Provisório da Zona Leste.

São 130 leitos, sendo 17 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). As unidades de terapia intensiva estão localizadas no 3º pavimento; os de clínica médica do 4º ao 8º andar. O primeiro pavimento terá, ainda, cinco leitos para estabilização dos pacientes recém-chegados e o segundo andar é reservado para atividades administrativas.

Ocupação

O acréscimo dessas vagas para pacientes com Covid-19 tende a aliviar a taxa de ocupação de leitos no município, classificada como “preocupante” pelo secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz.

Nesta quinta (21), as UTIs da cidade (públicas e privadas) para Covid-19 estavam com ocupação superior s 80%. Se somadas aos leitos de enfermaria, o índice é superior a 50%.

“Com essa disponibilidade expressiva de novos leitos, pretendemos, ao menos, estabilizar a taxa de ocupação dos leitos e atender todos que venham a necessitar de internação”, afirmou o secretário.

De acordo com especialistas em epidemiologia, estaremos vivendo o pico da epidemia entre o final de maio e início de junho.

O hospital

Pertencente ao United Health Group Brasil, proprietário da operadora de saúde Amil, o Hospital Vitória foi cedido gratuitamente ao município por meio de um termo de comodato, válido até 31 de dezembro.

A gestão será compartilhada entre a prefeitura e a organização social (OS) Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz, por meio de aditamento do contrato para gerenciamento do Complexo Hospitalar dos Estivadores. O custo mensal da unidade, R$ 4,8 milhões, será pago com recursos do governo do estado, totalizando R$ 19 milhões.

Sair da versão mobile