Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Por Fabíola Salani, da Revista Fórum

O Brasil ultrapassou a marca de 145 mil mortes devido ao novo coronavírus. Boletim do Ministério da Saúde, divulgado na noite desta nesta sexta-feira (2), mostra que 145.388 pessoas perderam a vida devido à Covid-19 no país, desde o início da pandemia. Foram 708 novos registros confirmados m um período de 24 horas.

O documento revela também que 33.431 diagnósticos novos de Covid-19 foram oficialmente confirmados no país. Com isso, já são 4.880.523 brasileiros foram contaminados pelo novo coronavírus.

Além das mortes, o boletim trouxe outro dado preocupante. O total de pessoas internadas com a doença em observação subiu para 502.242. O número indica que há mais casos de Covid-19 que necessitam de cuidados médicos.

A saída da emergência sanitária passa pelo desenvolvimento de uma vacina que combata o vírus. Dois imunizantes já deram entrada na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o procedimento de submissão contínua.

São eles: a CoronaVac, desenvolvida pela Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo, e o imunizante desenvolvido pela AstraZeneca com a Universidade de Oxford, que deverá ser produzida no Brasil pela Fiocruz. As duas preveem transferência de tecnologia para o Brasil.

Com esse procedimento, a ideia é acelerar o processo e, assim, garantir o registro mais rapidamente quando os medicamentos estiverem prontos.