Início Notícias coronavírus

Apesar do acesso por balsa estar fechado, casos de Covid-19 “explodem” em Ilhabela

Uma das razões, de acordo com moradores locais, seria a entrada, sem fiscalização, de pessoas, entregadores, barcos e helicópteros na cidade

Foto: Divulgação/Sectur Ilhabela

Ilhabela apresentou uma mudança radical no número de casos do coronavírus. Durante o mês de abril, a cidade foi a única do litoral de São Paulo que não registrou avanço no número de infectados, se fixando em apenas quatro pacientes. Ainda no mês de março, a prefeitura fechou o acesso ao local por balsa.

No entanto, duas semanas depois, o número saltou para 33 casos até sexta-feira (15), oito vezes mais do que antes do feriado de 1º de maio. Agora, Ilhabela já enfrenta a chamada transmissão comunitária, quando não se sabe mais a origem da doença.

Uma das razões para essa mudança, de acordo com moradores locais, seria a entrada, sem fiscalização, de pessoas, entregadores, barcos e helicópteros na ilha. Esse tipo de ocorrência vem se crescendo muito, burlando o decreto municipal que limita a entrada de pessoas.

Denúncias

“Temos muitas denúncias de embarcações ilegais entrando na ilha, inclusive de pessoas que entram de helicóptero também. Mas a fiscalização do mar é de competência da Marinha do Brasil, que atua na fiscalização da segurança da navegação”, declarou Gustavo Barboni, secretário de saúde de Ilhabela.

Com informações da Folha de S. Paulo

Sair da versão mobile