Pelo menos 12 prefeitos de cidades do litoral de São Paulo descumpriram as determinações do governador João Doria (PSDB), que colocou o estado na fase vermelha do plano de contenção do coronavírus. Neste sábado (26), as praias ficaram cheias na Baixada Santista e no litoral norte do estado.
Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos, São Vicente, Caraguatatuba, Ubatuba e São Sebastião, estão entre as cidades que decidiram continuar na fase amarela – com restrições mais brandas. Mogi das Cruzes e Cotia, na Grande São Paulo, e Bauru também desobedeceram as ordens do governo do estado.
Mesmo com céu nublado e temperatura variando entre 22ºC e 27ºC, Praia Grande e Santos tiveram aglomerações nas praias. Os banhistas não respeitaram o distanciamento social e muitos nem mesmo usavam máscaras de proteção facial.
Em Santos, foram realizadas barreiras sanitárias ao longo do dia, para evitar a chegada de turistas que pudessem causar aglomerações. Neste sábado, três vans foram impedidas de entrar na cidade e orientadas a voltar, já que não tinham a permissão da prefeitura.
Litoral Norte
Em Ubatuba, com temperatura em torno de 28ºC, as praias ficaram lotadas.
A Praia Grande, uma das mais procuradas na cidade, amanheceu cheia de turistas.
A prefeitura disse que vai avaliar o fluxo de turismo e ocorrências de aglomeração para tomar uma decisão sobre a quarentena na cidade