Foto: Régis Lima/PMG

Guarujá deu início às obras para a construção da nova sede do Pelotão de Bombeiros do Município, com previsão de entrega no início do próximo ano. A área tem, aproximadamente, 2.100 metros quadrados e está localizada na Avenida Helena Maria, 111, no Jardim Helena Maria.

No local, parte da estrutura será aproveitada, porém, novas salas e vestiários serão construídos, contando com dois pavimentos, com área de 316 metros quadrados. A sede contará, ainda, com novas instalações elétrica e hidráulica, além de iluminação.

O termo de permissão de uso de área foi aprovado por meio do decreto municipal nº 13.344. A iniciativa surgiu do esforço conjunto entre Corpo de Bombeiros, Ministério Público e Prefeitura, na busca para melhor atender a população.

Com a nova sede, o Município garantirá um atendimento com tempo de resposta menor para regiões adensadas da Cidade, como os bairros Enseada, Perequê, Pernambuco, entre outros da região Leste. Além disso, o atendimento na zona da orla será feito com maior rapidez, fator importante na temporada de verão, tendo em vista que a população flutuante de Guarujá chega a um milhão de pessoas nesse período.

Posto de Bombeiros
Atualmente, o Posto de Bombeiros de Guarujá está localizado na Rua Capitão Alberto Mendes Júnior, 225, no Jardim Boa Esperança, em Vicente de Carvalho. Além de atuar no atendimento de emergências de incêndio, socorro e salvamentos, promove campanhas, palestras educativas e simulados, em parceria com as empresas da região. O efetivo atual é de 28 homens, distribuídos em três turnos de serviço de 24 horas.