Neste domingo, dia 14,é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Diante do atual cenário de pandemia de COVID-19, a Fundação Pró-Sangue adotou algumas medidas cautelares, seguindo orientações técnicas do governo estadual. A iniciativa busca proteger a saúde do cidadão, do doador de sangue e dos profissionais da saúde.

Entre as ações implementadas, foi reforçado o número de vagas para o agendamento individual, para evitar aglomeração e diminuir o tempo de permanência das pessoas nos postos de coleta; foi disponibilizado álcool gel em vários pontos do processo da doação para os candidatos manterem suas mãos higienizadas durante a permanência nesses locais; e foi adotada também a distância mínima entre as pessoas.

Em Santos, quem quiser doar deve procurar o Hemonúcleo de Hematologia e Hemoterapia de Santos, na Rua Osvaldo Cruz, 197, no bairro do Boqueirão.

A Pró-Sangue atualizou o protocolo de triagem dos candidatos à doação de sangue, incluindo o novo coronavírus, seguindo orientações da área técnica. Vale destacar que tais medidas visam preservar a saúde dos doadores.

Nesse sentido, no que diz respeito aos critérios de triagem em relação ao coronavírus, ficam estabelecidas as seguintes condições para a doação de sangue:

a) Candidatos que apresentaram infecção pelo COVID-19 são considerados inaptos por um período de 30 dias, após recuperação clínica completa (assintomáticos).

b) Candidatos que tiveram contato direto (domiciliar ou profissional) com casos suspeitos ou confirmados de contaminação por coronavírus devem aguardar 14 dias após o último dia de contato, para realizar a doação de sangue.

c) Profissionais da saúde (médicos, enfermeiros entre outros) que tiveram contato direto (domiciliar ou profissional) com pacientes devem aguardar 14 dias após o último dia de contato, para realizar a doação de sangue.

Pré-requisitos
No mais, prevalecem os demais pré-requisitos adotados anteriormente. Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, clique aqui), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

“Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas anteriores à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente” explica o diretor-presidente da Fundação, Vanderson Rocha.

Outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação. Como dica, a sugestão é doar durante a semana, de segunda a sexta-feira, pois o tempo de espera no atendimento é menor.