Foto: Cassio Moraes/Seicom/PMSV

Durante a quarentena e isolamento social existe um grande número de lives sendo exibidas nas redes sociais. São artistas de vários tipos e debates sobre diversos assuntos. Agora, os fãs das lives, principalmente as crianças, têm um programa diferente nesta sexta-feira. Elas poderão acompanhar a hora da alimentação do hipopótamo Ramón, às 10 horas. O evento será transmitido diretamente do Parque Ecológico Engenheiro Tércio Garcia (Vila Voturuá). A ideia é mostrar que, apesar do equipamento turístico estar fechado por conta da quarentena, não houve alteração na rotina dos bichos e que o grande mascote do zoo de São Vicente goza de plena saúde.

De acordo com a bióloga Carla Cerqueira, a rotina faz parte do treino de condicionamento do mamífero, que ocorria duas vezes por dia, às 11 e 15 horas, antes da pandemia do novo coronavírus. “Esta técnica que aplicamos é semelhante ao adestramento de um cachorro, quando ele finge de morto e recebe uma recompensa. No caso do Ramón, ele ganha alimento na frente do público quando sai e permite que a equipe veterinária verifique sua condição de saúde sem precisar estar anestesiado”.

Carla conta que o animal está tão acostumado com a presença do público que muitas vezes nem é preciso chamá-lo para que ele saia da água. Ao fazer isso, ele ganha as frutas e verduras que mais gosta. O hipopótamo tem 16 anos e está no Voturuá desde os 8 meses de vida.

Para acompanhar a alimentação de Ramón, basta acessar o Facebook e o Instagram do Parque Ecológico Voturuá nesta sexta-feira (29) às 10 horas. Na próxima quarta (3), haverá uma live mostrando os costumes e hábitos do gambá saruê, às 9 horas.