Reprodução/Youtube

O prédio histórico onde fica o Forte de Vera Cruz do Itapema, mais conhecido como Forte do Itapema, em Vicente de Carvalho, foi cedido pela União ao Município, em cerimônia realizada no Paço Municipal Moacir dos Santos Filho.

A cessão de uso gratuito foi firmada com a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), representada na ocasião por Luiz Fernando de Melo, chefe do Escritório Descentralizado (Edesc) da SPU-Santos. Melo foi recepcionado pelo prefeito Válter Suman e pelo secretário de Cultura, Marcelo Nicolau.

Com sua construção remanescente do século 16, e tombado pelo Estado de São Paulo desde 1982, o Forte do Itapema agora será restaurado. Com o documento, que permite ao Município o uso do patrimônio por 20 anos, a Prefeitura de Guarujá poderá agora realizar obras de restauro no local, transformando suas instalações em um espaço cultural, como um museu, por exemplo, para visitação pública.

Para o prefeito, o valor histórico dessa fortificação é imensurável, e certamente uma grande vitória para a Cidade, que abrirá espaço para uma extensa revitalização cultural e social.

Já o secretário de Cultura afirma que o momento é um marco para sociedade, por isso haverá ações imediatas de restauro para a implantação do Museu Histórico Cultural, com o apoio do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), para que no futuro o Forte Itapema seja referência na Baixada Santista e possa abrir para visitação, dando suporte às mais diversas condutas públicas de apoio à cultura e valorização da história de Guarujá.