Ministério da Saúde anuncia que não haverá vacina contra Covid-19 para toda população

Secretário diz que serão priorizados grupos de risco, faixa etária, pessoas com comorbidades e até "aspectos étnicos"

Foto: Reprodução

Por Plinio Teodoro, da Revista Fórum

Representantes do Ministério da Saúde afirmaram, na noite desta sexta-feira (27), que não haverá vacina contra a Covid-19 para imunizar toda a população brasileira em 2021.

“Nós definimos objetivos (com grupos prioritários) para a vacinação, porque não temos uma vacina para imunizar toda a população brasileira. Além disso, os estudos não preveem estar trabalhando com todas as faixas etárias inicialmente. Então, não teríamos mesmo como vacinar toda a população brasileira”, disse Francieli Fontana, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

Ainda não foi definido qual será o público prioritário para ser vacinado. Segundo Elcio Franco, secretário-executivo do ministério, serão levados em conta os grupos com risco de ter o quadro grave da doença, a faixa etária, comorbidades e até “aspectos étnicos”, disse, sem explicar o que seriam esses aspectos.

Segurança

“O fato de determinados grupos da população não serem imunizados não significa que não estão seguros, porque outros grupos que convivem com aqueles estão imunizados e dessa forma não vão ter a possibilidade de se contaminar com a doença. É por esse motivo que não vacinamos toda a população, por exemplo, contra a influenza”, afirmou.

Sair da versão mobile