Estudo da Fiocruz aponta que coronavírus circula no Brasil desde fim de janeiro

Conclusão do levantamento indica que o início ocorreu mais de um mês antes da data oficial do registro do primeiro caso, em 26 de fevereiro

Foto: Josué Damacena/IOC/Fiocruz

De acordo com um estudo divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o novo coronavírus começou a circular no Brasil no fim de janeiro, mais de um mês antes da data oficial do registro do primeiro caso, em 26 de fevereiro, em São Paulo.

Conforme a pesquisa, enquanto os países da Europa e das Américas faziam um monitoramento dos viajantes para identificar os casos da Covid-19, a transmissão comunitária da doença já estava ocorrendo.

No Brasil, o coronavírus passou a ser disseminado por volta da primeira semana de fevereiro, antes do feriado de Carnaval.

A primeira morte em consequência da doença no país foi registrada no Rio de Janeiro, na quarta semana epidemiológica, entre 19 e 25 de janeiro.

Transmissão local

Já a transmissão local ou comunitária estava em curso em São Paulo, em 4 de fevereiro, muito antes do 13 de março, data dos registros oficiais, ainda de acordo com o estudo.

O levantamento foi realizado por meio de uma metodologia estatística de inferência, que usa como base os registros de falecimentos, além de análises dos casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

Sair da versão mobile