Por Tulio Gonzaga
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 terá início exatamente daqui a um mês, em 5 de novembro. A avaliação individual de estudantes do Ensino Médio é composta por dois dias de provas, com uma redação na primeira prova.
A nota do Enem é o critério para ingresso no sistema de Seleção Unificada (Sisu), que permite a entrada em universidades públicas e curso do ensino superior gratuito. O sistema seleciona os estudantes com base na nota atribuída no exame, segundo classificação e oferta de vagas por curso e modalidade de concorrência.
É por meio do Enem que o estudante pode ser candidato ao Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior.
As datas do Enem
O Enem é realizado em dois dias, com provas divididas por áreas de conhecimento. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha, sendo que cada dia contará com um total de 90 questões. No primeiro dia, uma redação em Língua Portuguesa também será exigida.
A entrada dos estudantes é liberada às 12 horas dos dias das provas e os portões serão fechados às 13 horas. As provas terão início às 13h30.
Primeiro dia – 5/11
Das 13h30 às 19h, o primeiro dia incluirá as seguintes áreas do conhecimento:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol – Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação; e
- Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).
Segundo dia: 12/11
Por sua vez, o segundo dia inicia às 13h30 e finaliza às 18h30. O dia 2 também terá duas áreas de conhecimento:
- Ciências da Natureza e suas tecnologias (Química, Física e Biologia);
- Matemática e suas Tecnologias (Matemática).
Divulgação do gabarito – 24/11
O gabarito das 180 questões totais – 45 de cada área do conhecimento – será divulgado no dia 24 de novembro no Portal do Inep, neste endereço.
Divulgação do resultado – 16/01
O participante terá acesso aos resultados individuais no Enem 2023 no dia 16 de janeiro de 2024 na seção do participante do portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mediante acesso com CPF e senha.
Segundo o edital do Enem 2023, “o participante poderá ter acesso à vista de sua prova de redação exclusivamente para fins pedagógicos, após a divulgação do resultado, em data a ser divulgada posteriormente”.
Orientações gerais sobre Enem 2023
- O participante deve chegar ao local da prova – informado no portal do Inep – no horário estabelecido e portando documento de identificação, Cartão de Confirmação da Inscrição e com máscara de proteção à Covid-19. “O participante que comparecer ao local de aplicação das provas sem documento válido e/ou sem máscara de proteção à covid-19 deverá aguardar fora do local de aplicação”, diz o edital;
- Uso de celulares e outros aparelhos eletrônicos não é permitido e eles devem ser retirados e desligados. Os equipamentos devem ser guardados dentro do envelope porta-objetos oferecido;
- O participante deve, obrigatoriamente, utilizar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente;
- É permitido a ingestão de bebidas e alimentos, com exceção de bebidas alcoólicas, drogas ilícitas e cigarro ou produtos derivados do tabaco;
- Não é permitido qualquer tipo de comunicação interna ou externa;
- Não é permitido registrar ou divulgar por imagem, vídeo ou som a realização da prova ou qualquer material utilizado no Exame.