Por Lucas Rocha, da Revista Fórum
Dados divulgados pelo Ministério da Saúde neste sábado (20) apontam que o país teve 1.022 novas mortes provocadas pela Covid-19 confirmadas nas últimas 24 horas. O país se aproxima da triste marca de 50 mil óbitos.
Segundo os números do Ministério, que levam em conta os registros das secretarias estaduais de Saúde, são 49.976 mortes provocadas pela doença desde o início da pandemia.
Além disso, o país agora possui 1.067.579 de casos confirmados. 34.666 foram registrados entre sexta (19) e sábado (20). Esse número é o terceiro mais alto desde o início da pandemia, perdendo apenas para a sexta – com 54,7 mil confirmações – e terça-feira (16) – com 34,9 mil.
Um milhão
Na sexta-feira, o Brasil cruzou a marca de um milhão de infectados pelo SARS-CoV-2 em seu território. O país é o segundo do mundo no número de casos e de mortes, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
No mesmo dia, o presidente Jair Bolsonaro voltou a minimizar a doença. “Você pode até ter pego (coronavírus) e nem sabe. Quase 90% não sentem quase nada. Nem sintoma de gripe tem”, disse, em conversa com apoiadores.