Coronavírus: Brasil tem 1.185 novas mortes por Covid-19, segundo consórcio de jornais

No entanto, em dados totais, levantamento revela 97 mortes e 2.581 infectados a mais que o informado pelo governo federal

Foto: Sumaia Villela/Agência Brasil

Por Ricardo Ribeiro, da Revista Fórum

O Brasil registrou nesta terça-feira (9) 1.185 novas mortes por Covid-19 e 31.197 novos casos, segundo o consórcio de veículos de imprensa. Ao todo, são 38.497 óbitos e 742.084 pessoas infectadas, 97 vítimas fatais e 2.581 infectados a mais do que o informado pelo governo federal.

Os dados são fruto de uma colaboração entre O Estado de S. Paulo, Extra, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e UOL para reunir e informar números sobre o coronavírus.

As informações são coletadas com as Secretarias de Saúde de cada estado e o balanço é fechado às 20 horas de cada dia. Não foram contabilizados números de Mato Grosso, que não informou os dados até o horário limite.

A iniciativa é uma resposta ao governo Jair Bolsonaro, que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins, retirou informações do ar, deixou de divulgar totais de casos e mortes e divulgou dados conflitantes.

Após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o portal do Ministério da Saúde, que reúne dados sobre o coronavírus, voltou a informar nesta terça o total de mortes e casos acumulados até o momento.

Oficial

Segundo o boletim oficial desta terça, foram contabilizados 1.272 novos óbitos e 32.091 casos entre segunda (8) e terça (9), totalizando 38.406 mortes e 739.503 pessoas infectadas.

Na comparação do registro diário, o governo federal informou 87 mortes e 894 casos a mais do que o encontrado na contagem dos jornais. Números de Alagoas e Santa Catarina, que não tinham sido informados na segunda (9), foram reincluídos, o que pode explicar a diferença.

No entanto, em total de mortes, o consórcio encontrou 97 mortes e 2.581 infectados a mais do que o informado pelo governo federal.

Com informações do jornal Folha de S.Paulo

Sair da versão mobile