Cientistas detectam nova variante do coronavírus potencialmente perigosa em Belo Horizonte

A variante recém-descoberta tem uma combinação de 18 mutações, que não tinham sido descritas anteriormente

Foto Pixabay

A tragédia sanitária, que se instalou no Brasil, está longe de chegar ao fim, principalmente devido à inoperância do governo Bolsonaro e à demora em tomar medidas eficientes de combate à pandemia.

Nesta quarta-feira (7), uma nova e potencialmente perigosa variante do coronavírus foi detectada por cientistas em Belo Horizonte (MG), de acordo com informações de Ana Lucia Azevedo, em O Globo.

A variante tem uma combinação de 18 mutações, que não tinham sido descritas anteriormente.

Entre as modificações estão algumas compartilhadas com as variantes brasileiras P1 (de Manaus) e P2 (Rio de Janeiro), com a sul-africana B.1.1.351 e com a britânica B.1.1.7., todas associadas à maior transmissão.

Origem

Segundo o coordenador do estudo, Renato Santana, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a nova variante, que deverá ser chamada de P4, parece ter a mesma origem da P1 e da P2.

Os pesquisadores acreditam que a variante recém-descoberta pode estar em circulação por outras cidades mineiras. BH tem registrado uma verdadeira “explosão” no número de casos graves nas últimas semanas.

Minas Gerais registrou, nesta quarta (7), 508 mortes por Covid-19 em 24 horas, o recorde do estado desde o início da pandemia.

Sair da versão mobile