O Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista (FESBS) preparou uma ampla e diversificadas programação para celebrar o Dia Nacional da Economia Solidária, em 15 de dezembro, data de nascimento de Chico Mendes.
Ao longo do mês haverá uma série de atividades de formação, organização, planejamento, comercialização por meio de Feira e Mostra de EcoSol, apresentações culturais e confraternização. Todas são autogestionárias. Serão 15 atividades em cinco municípios.
A economia solidária é conceituada, tradicionalmente, como um conjunto de atividades econômicas – de produção, serviços, distribuição, consumo, poupança e crédito – organizadas sob a forma de autogestão.
Compreende uma variedade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.
Trata-se de uma forma de organização coletiva da produção, consumo e distribuição de riqueza centrada na valorização do ser humano e não do capital, caracterizada pela igualdade e pela reciprocidade. Os grupos autogestionários de artistas que dão vida à cultura dos territórios onde atuam para superar a padronização, a uniformização cultural, também integram a economia solidária.
Na Baixada Santista a economia solidária é diversificada, sendo praticada por grupos urbanos e rurais. Em levantamento realizado recentemente pelo FESBS, há 108 empreendimentos econômicos solidários na região, mas o cadastramento continua, pois é permanente, segundo a direção do Fórum.
Veja a programação completa
2/12 – 9h – Elaboração do Plano de Ação com agricultores familiares – Agroecologia e Mudanças Climáticas. Organização: Unesp de São Vicente e parceiros. Local: Salão da Igreja Matriz de Peruíbe. Praça Monsenhor Lino dos Paços, s/nº, Peruíbe.
5/12 – 13h30 – A experiência da Cooperativa Cipó Educação e a autogestão de empreendimentos econômicos solidários. Projeto Soberania Alimentar. Organização: Coop Livres. Local: Instituto Procomum – Rua 7 de Setembro, 52 – Vila Nova, Santos.
5/12 – 19h – Live sobre Extensão Rural e Economia Solidária. Organização: FESBS e Associação Paulista de Extensão Rural. Transmissão pelo canal do Youtube e Facebook do Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista. Link de acesso.
7/12 – 10h às 15h – Virada Inclusiva com feira da Economia Solidária. Organização: Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Peruíbe Praça da Igreja Matriz – Praça Mons. Lino dos Paços, s/nº, Peruíbe.
7/12 – 14h – Roda de conversa: Campanha da Fraternidade: Ecologia Integral e Uma Outra Economia. Organização: FESBS, Horta Sustentável Verde Vida, Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara, Pastoral da Ecologia e Horta Sustentável Santa Cruz dos Navegantes. Local: Paróquia São José – Rua Hélio Ferreira, 598 – Vicente de Carvalho / Guarujá.
11/12 – 8h às 13h – Feira de troca de mudas, sementes e saberes e Varal Solidário. Organização: Fórum Municipal de Economia Solidária de Peruíbe, UMPES, MPA e Feira dos Produtores. Local: Praça da Igreja Matriz – Praça Mons. Lino dos Paços, s/nº, Peruíbe.
12/12 – 9h – Roda de conversa: Território e Economia Solidária. Debate sobre a Resolução nº 16 do Conselho Nacional do Desenvolvimento Rural Sustentável do MDA. Organização: FESBS e CATI Regional Santos. Presença de representante do MDA. Sede da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social – Av. São João 664, Peruíbe.
12/12 – 13h – Almoço de Confraternização no empreendimento Mulheres da Pesca Organização: FESBS. Local: Portinho – antigo Mercado de Peixe de Peruíbe. Local: Av. Padre Anchieta s/nº, Peruíbe.
A Livres Coop Baixada Santista organizará nos dias 13, 14 e 15/12 um conjunto de atividades no Festival de Agroecologia, Ecoturismo e Economia Solidária.
13/12 – A partir de 13h30 – Festival de Agroecologia, Ecoturismo e Economia Solidária. Lançamento da cartilha Plantando Saúde e mesas de debate. Organização: Livres Coop. Sede do Livres – Rua Prudente de Moraes, 92 – Santos.
14/12 – A partir de 10h – Festival de Agroecologia, Ecoturismo e Economia Solidária. Mesas de debate. Organização: Livres Coop Teatro Municipal de Santos – Av. Pinheiro Machado, 48. Santos.
15/12 – A partir de 10h – Festival de Agroecologia, Ecoturismo e Economia Solidária – Feira de Economia Solidária, mesas de debate, festa com música e outras atividades. Organização: Livres Coop Sede do Livres. Local: Rua Paraná, 103 – Vila Mathias, Santos (em frente à sede do Livres).
Programação completa do Festival no site
14/12 – 13h às 19h – Rodas de conversa sobre economia solidária e ecologia, atividades culturais e doação de mudas. Organização: Conselho Municipal de Economia Solidária de São Vicente. Local: Parque Cultural Vila de São Vicente (em frente à Igreja Matriz).
14/12 – 14h às 20h – Feira Artes e Aromas da Mata Atlântica – Sabores Caiçara. Organização: realização da Prefeitura de Bertioga, EcoSol Bertioga, Sesc e FESBS. Local: Centro de Educação Ambiental e Viveiro de Plantas e Ideias Seo Léo, à Rua Manoel Gajo, 1.080, ao lado da delegacia de Bertioga. Além da feira, haverá as oficinas “Madeiras para Construir e Brincar, com Naturalis Arte em Madeira” e “Focaccia artesanal de fermentação natural, com Casa dos Fermentados” e apresentação do Maracatu Baque Aroeira.
14/12 – 18h às 23h – Mostra Mensal da Economia Solidária Apresentação dos coletivos solidários, árvore dos desejos, sorteio de brindes e muito mais. Organização: Conselho Municipal de Economia Solidária de Peruíbe. Boulevard de Peruíbe – Av. São João, esquina com Av. Barão de Mauá. Peruíbe.
17/12 – 14h – Apresentação dos resultados de pesquisa na RDS Barra do Una. Organização: Unesp São Vicente. Centro Comunitário da Barra do Una – Peruíbe.