Um total de 42 alunas e alunos foram escolhidos por seus colegas de sala para a 6ª legislatura da Câmara Jovem, entre efetivos e suplentes. Os estudantes serão acompanhados por professores responsáveis. Foram eleitas 23 alunas e 19 alunos entre titulares e suplentes.
As atividades iniciam nesta segunda-feira (11), às 14h30, com o acolhimento na Estação da Cidadania de Santos (Avenida Ana Costa, 340, Campo Grande), terça (12), no LAB 4D, e quarta (13), na Câmara de Santos. Cada dia a atividade será coordenada por uma entidade apoiadora.
A posse dos jovens vereadores acontece no dia 20 de abril, às 19 horas, na Câmara Municipal de Santos.
O Fórum da Cidadania de Santos é uma das entidades que compõem o projeto realizado pela Câmara, com apoio da Comissão formada pela Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Conselho Municipal da Juventude, Diretoria de Ensino – Região Santos, Justiça Eleitoral de Santos, Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Santos, Movimento Voto Consciente e Sesc Santos.
Programa:
11 de abril – 14h30: Estação da Cidadania de Santos (Avenida Ana Costa, 340, Campo Grande).
12 de abril – às 14h30: LAB 4D (Praça Visconde de Mauá, 16 ALTOS – Centro).
13 de abril – 14h30: Câmara de Santos (Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, 1, Vila Nova).
20 de abril – 19h: Cerimônia de posse dos jovens vereadores eleitos e seus suplentes, na Câmara de Santos (Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, 1, Vila Nova).
26 de abril – 14h30: Oficina de trabalhos legislativos, no Auditório Zeny de Sá Goulart da Câmara Municipal de Santos.
Sobre a Câmara Jovem:
A Câmara Jovem de Santos é um projeto desenvolvido pela Câmara Municipal de Santos e diversas outras instituições públicas e da sociedade civil, com a finalidade de aproximar o Poder Legislativo dos jovens estudantes dos ensinos fundamental e médio das escolas da cidade.
Objetivos: proporcionar aos estudantes noções gerais sobre a estrutura política, legislativa e administrativa do município; possibilitar a compreensão sobre o funcionamento do Poder Legislativo Municipal; estimular a participação dos estudantes no processo eleitoral para que haja representatividade do Jovem vereador eleito.
E mais: permitir que os Jovens vereadores vivenciem o exercício da vereança, acompanhando as atividades legislativas, inclusive em sessões plenárias; demonstrar aos estudantes a importância fundamental da participação da comunidade na criação de leis e proposição de políticas públicas; transmitir aos estudantes qual o papel de um vereador e o que significa ser um representante da população no Poder Legislativo.
Durante o mandato, os 21 Jovens Vereadores e seus suplentes participarão de atividades de capacitação promovidas pela Câmara de Santos e instituições parceiras, além de sessões ordinárias, palestras, oficinas, audiências públicas e visitas externas.
As atividades da Câmara Jovem de Santos são regulamentadas pelo Decreto Legislativo nº 30/2014 e pelo Regimento Interno da Câmara Municipal de Santos.