Início Notícias coronavírus

Anvisa alerta que nem todos os testes são capazes de detectar nova cepa do coronavírus

Em nota técnica, agência diz que há exames no país que identificam mutação do Sars-Cov-2, mais contagiosa, e orienta laboratórios a usarem esses produtos

Foto: Reprodução

Em nota técnica publicada na noite desta sexta-feira (1º), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alertou que nem todos os testes disponíveis no mercado são capazes de identificar a nova cepa do coronavírus causador da Covid-19.

A variante, que possui maior potencial de transmissão, foi identificada inicialmente no Reino Unido. Depois, pacientes com essa cepa do Sars-Cov-2 foram identificados em outros países. No Brasil, a primeira confirmação aconteceu na última quinta-feira (31).

No documento, direcionado aos laboratórios do país, a Anvisa diz que a maioria dos ensaios moleculares do tipo PCR (reação de cadeira de polimerase) regularizados no Brasil utilizam mais de um alvo, o que reduziria o impacto ao diagnóstico.

A agência então recomenda que os laboratórios devem estejam atentos às informações das instruções de uso e adotem medidas que favoreçam o diagnóstico, como a utilização de produtos voltados a diferentes alvos virais.

Sair da versão mobile