A derrota por 2 a 1 para o Fortaleza que causou o rebaixamento do Santos para a Série B do Campeonato Brasileiro, justamente no Brasileirão Rei Pelé – homenagem ao maior jogador de todos os tempos, morto em 29 de dezembro de 2022 -, fez com que os torcedores do Alvinegro Praiano transformassem a Vila Belmiro em uma praça de guerra.
Logo que soou o apito final, os jogadores do Santos correram para os vestiários por medo da reação da torcida. Nas arquibancadas, parte dos torcedores chorava, enquanto outros iniciavam brigas e depredações que se alastraram pelos arredores do estádio. Cadeiras foram arrancadas e jogadas no gramado.
Revoltados, torcedores promoveram um quebra-quebra e incendiaram carros e ônibus, provocando caos e terror entre aqueles que tentavam retornar para suas casas. A polícia respondeu com cacetetes e bombas de gás lacrimogêneo.
O carro do atacante Steven Mendoza, que estava estacionado nos arredores do estádio, foi queimado pelos torcedores.
🚨VEJA: O carro do atacante Mendoza, do Santos, é incendiado no entorno da Vila Belmiro após o clube ser rebaixado para a Série B. pic.twitter.com/AvTBFzvAVG
— CHOQUEI (@choquei) December 7, 2023