A dois dias do início da janela de transferências do meio do ano, que começa nesta quarta-feira (10) e termina em 2 de setembro, o Santos precisa lidar com uma má notícia. A Fifa impôs ao clube da Vila Belmiro mais um transfer ban.
Trata-se de uma punição administrativa que atinge clubes inadimplentes em transferências nacionais e internacionais. Com isso, ficam proibidos de inscreverem jogadores.
Segundo o clube, o caso envolve uma dívida com um auxiliar do ex-treinador argentino Fabián Bustos, que esteve no clube em 2022. Ainda conforme o Santos, já existe acordo entre as partes, assinado e protocolado na Fifa.
Este é o terceiro transfer ban sofrido pelo Santos apenas em 2024. Em fevereiro, foi por causa de uma dívida trabalhista com Bustos, demitido em julho de 2022, depois de 28 partidas.
Após regularizar o problema, em março a proibição de contratar aconteceu por causa do não pagamento de parcelas ao Krasnodar, da Rússia, pela contratação, por empréstimo em 2019, do peruano Cueva. Também foi registrado acordo para o término da punição.
Impasse com treinador
O problema aparece justamente em meio ao impasse que se transformou a permanência ou não do técnico Fábio Carille na Vila Belmiro. O treinador interessa ao Corinthians
Na sexta-feira (5), após derrotar o Ceará por 1 a 0, na Arena Castelão, em Fortaleza, pela 14ª rodada da Série B do Brasileiro, gol de Otero, Carille, ao ser questionado sobre seu futuro, desconversou e afirmou que era preciso telefonar para seu procurador, Paulo Pitombeira.
Alexandre Gallo, coordenador de futebol santista, disse no mesmo dia que o Peixe não havia recebido qualquer contato do Corinthians.
A reapresentação dos jogadores, que seria nesta segunda-feira (8), foi adiada para terça-feira (9). O time volta a campo somente na próxima segunda (15), às 20 horas, para enfrentar o Ituano, na Vila Belmiro, pela 15ª rodada.