O Santos oficializou, nesta quinta-feira (1°), o empréstimo do meia Lucas Lima ao Sport Clube de Recife, até o final da temporada. O jogador estava treinando no ‘Grupo 2’, cujos atletas estão fora dos plano do técnico Fábio Carille e do clube. Antes, porém, ele chegou a recusar quatro propostas para deixar o Peixe, de acordo com o presidente Marcelo Teixeira. Dentre elas, incluindo uma do próprio time pernambucano no mês de janeiro.
Na primeira investida, o Sport fez uma proposta de empréstimo de um ano, com cada clube arcando com 50% dos salários do atleta. Contudo, a falta de interesse do próprio meia fez com que as negociações esfriassem. O jogador chegou, a propósito, a ser ‘rebaixado’ e estava treinando com o time Sub-20, que vai disputar a Equality Cup, no Catar, mas as conversações com o time da Ilha do Retiro voltaram a avançar.
Histórico
Lucas Lima retornou ao clube em fevereiro de 2023 com um contrato de produtividade até o fim do Campeonato Paulista. Com o bom desempenho, Andrés Rueda, o presidente à epoca, renovou o seu contrato até abril de 2025.
Na temporada passada, ele somou dois gols e 11 assistências em 50 partidas. Com a camisa do Peixe, são 253 jogos, 21 gols marcados e 66 passes para gols. Com estes números, ele se tornou o maior assistente santista do século XXI, igualando Neymar Jr.
Natural de Marília (SP), Lucas Lima foi contratado pelo Peixe em 2014 após se destacar no Sport. Na Baixada Santista, assumiu a titularidade e conquistou o Paulistão em 2015 e 2016. Nesse período, ele chegou a ser convocado à Seleção Brasileira, mas não renovou o seu contrato com o clube e saiu de graça para o Palmeiras, em 2017.
Enquanto jogador do clube da capital paulista, ele não conseguiu repetir o mesmo brilho da época do Peixe e foi até emprestado pelo Fortaleza, nos anos de 2021 e 2022. Desde então, vinha treinando na cidade até chegar em um acordo com o Santos.